No âmbito da implementação do programa da Educação Financeira (2020-2024)
, a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) promoveu entre os dias 27 e 28 de Abril passado, no Distrito de Marracuene, Vila de Macaneta, uma capacitação sobre Mercado de Capitais e Bolsa de Valores, dirigida à jornalistas económicos.
Segundo o Presidente do Conselho de Administração da BVM, Salim Cripton Valá, a iniciativa visou, para além do estreitamento das relações com os media, munir esta classe de ferramentas para melhor informar, formar e educar os leitores sobre temáticas Mercado de Capitais, e assuntos afins como investimento e poupança.
“Nós procurámos fazer um programa que fosse interessante. Selecionámos temas para permitir que vocês entrassem mais profundamente na Bolsa, perceberem muito bem como funciona, o seu processo de planificação, as questões jurídicas, obviamente, as questões de negociações e questões operacionais. Foram selecionados para que pudessem ter uma informação mais abrangente do que é a Bolsa, para poderem transmitir aos vossos familiares, amigos e colegas e ao público com que lidam no dia-a-dia”, disse Salim Cripton Valá.
“À medida que os países vão progredindo vão fortalecendo a economia e para tal é vital ter uma Bolsa de Valores mais dinâmica e vibrante”, Enfatizou Salim Valá, Presidente do Conselho de Administração da BVM. Afirmou ainda que as Bolsas de Valores são instrumentos para o desenvolvimento, onde os empresários vão buscam financiamento, realçando que tal ainda não acontece como gostaríamos em Moçambique. “O mercado de capitais ainda não é barómetro da economia, pois só temos 13 empresas cotadas e uma capitalização bolsita de cerca de 25.4% do PIB”.
Por seu turno, Jaime Langa, Director da Revista Negócios, que falou em representação da classe jornalística, entende que a iniciativa veio para agregar valor visto que permitiu conhecer, de perto, o funcionamento do Mercado de Capitais e da Bolsa de Valores de Moçambique.
Jaime Langa anotou que os jornalistas saíram da capacitação com ferramentas para abordar os assuntos ligados à Bolsa de Valores com propriedade, o que, por sua vez, irá permitir informar a sociedade em geral com precisão e exactidão.
A capacitação, que juntou jornalistas dos principais órgãos de comunicação do país, foi ministrada por quadros da Bolsa de Valores de Moçambique.
Constam da lista dos temas abordados no decurso da formação o “Planeamento de médio e curto prazo da BVM”, “As Bolsas de Valores e o seu Funcionamento”, “Ofertas Públicas de Transacção”, “A Evolução da Bolsa de Valores de Moçambique e seus Principais indicadores” e a “Central de Valores Mobiliários de Moçambique”, entre outros.
Com esta acção de formação, espera-se que os jornalistas desempenhem com mais rigor e profissionalismo as suas actividades, permitindo que saibam melhor analisar, explicar, interpretar e divulgar os conceitos e os fenómenos financeiros, e que contribua para a construção de um mercado de capitais inclusivo e abrangente.
Fotos do Evento
Video do evento