Decorreu no dia 28 de Outubro, a Segunda Edição das Premiações BVM
, cerimónia que distingue os diferentes intervenientes do Mercado de Capitais baseado na performance anual tendo em conta algumas categorias relevantes.
Neste sentido, foram premiadas três categorias, nomeadamente, a Melhor Empresa Emitente de Valores Mobiliários Cotados,o Melhor Intermediário no Mercado de Valores Mobiliários Cotados e a Melhor Instituição de Custódia de Valores Mobiliários Cotados.
O grande vencedor da categoria Melhor Empresa Emitente de Valores Mobiliários Cotados é a Companhia Moçambicana de Hidrocarbonetos (CMH), tendo-se evidenciando por ter o valor mobiliário com maior liquidez no segmento de acções.
Ainda nesta categoria, a BayPort venceu as classes de Valor Mobiliário com Maior Liquidez no Segmento de Obrigações e de Maior Emissão de Valores Cotados no Segmento Obrigacionista.
O Banco Comercial e de Investimentos (BCI) destacou-se na categoria Melhor Intermediário no Mercado de Valores Mobiliários Cotados. A instituição financeira venceu a classe de Maior Volume de Negociações no Mercado Bolsista no Segmento das Acções.
Ainda nesta categoria, o Banco BIG venceu a classe de Maior Volume de Negócios no Mercado Bolsista no Segmento das Obrigações e o Banco Mais venceu a classe Maior Patrocinador de Emissões Admitidas à Cotação no Segmento das Acções.
E a terceira categoria, Melhor Instituição de Custódia de Valores Mobiliários Cotados, teve como grande vencedor o Banco BIG, por se ter destacado na qualidade de Maior Banco de Custódia por registo de Accionista na Central de Valores Mobiliários.
O ABSA Bank Moçambique venceu a classe Maior Banco de Custódia por Empresas Registadas na Central de Valores Mobiliários.
Para o Presidente do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Moçambique, Salim Cripton Valá, a premiação visa “promover o desenvolvimento do mercado de bolsa, através do reconhecimento do contributo dos intervenientes no mercado, disseminar o conhecimento sobre o Mercado de Capitais e sua importância para a economia”.
Joaquim Veríssimo, Director Executivo da CMH, assumiu o compromisso de continuar a observar as boas práticas, para que a instituição continue a alcançar resultados positivos.
Na ocasião, a BVM apresentou aos presentes os serviços de base tecnológica, nomeadamente, o Portal do Investidor, o Boletim de Cotações Automatizado, o Dashboard da BVM e o Aplicativo Móvel da BVM.
O Portal do Investidor é um serviço eletrónico que permitirá a disponibilização aos investidores de material educativo sob forma de vídeos, brochuras e pequenos textos, incluindo publicações e guiasinformativos com dados históricos do mercado.
O mesmo irá disponibilizar também um simulador e estatísticas diversas (Dash board) relativas ao desempenho do mercado bolsista ao longo do tempo, fornecendo ao investidor uma plataforma concreta para que possa ter mais acesso a informação e instruções sobre como usufruir os serviços da BVM.