Aos 21 de Junho do ano corrente,a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM) admitiu no Terceiro Mercado a segunda empresa
, a sociedade 2Business, SA, criada a 12 de Abril de 2018, com sede na Cidade de Maputo, especializada na implementação e desenvolvimento de software de gestão.
Foram admitidas à cotação 300.000 (trezentos mil) acções ordinárias, nominativas e escriturais, de valor nominal de 1,00 MT (um Metical) cada acção, representativas da totalidade do capital da 2Business, SA.
A 2Business, SA ajuda os seus clientes a aumentarem a sua performance através de ferramentas de software, sendo o maior parceiro implementador da PHC Software em Moçambique com uma equipa de mais de 20 técnicos certificados. A empresa desenvolve diversos aplicativos de software que permitem aos seus clientes uma maior mobilidade nas operações das suas equipas, através de equipamentos móveis (Android, Windows, IOS), cuja as implementações integradas permitem aos seus clientes um elevado controle de gestão sobre toda a cadeia de valor, integrando a gestão dos processos documentais com sistemas de alarmística de gestão e “Business Intelligence”.
Para além da implementação de sistemas de gestão, a 2Business, SA presta ainda serviços de consultoria nas áreas análise de requisitos, desenho e implementação de sistemas e consultoria financeira, alinhando os sistemas informáticos com as mais modernas metodologias de gestão financeira.
Considerando a evolução da empresa nos últimos anos e a sustentabilidade da sua carteirade clientes, a empresa prevê um crescimento anual de aproximadamente 35% no mercado nacional para 2021. Este crescimento deverá vir a ser reforçado pela implementação da sua empresa em Angola, o que poderá trazer um aumento de negócios por exportação deferramentas de software e serviços de assistência técnica remota.
Importa realçar que a BVM lançou o Terceiro Mercado em Novembro de 2019, com o objectivo de ser um mercado incubador de empresas para o Mercado de Cotações Oficiais (MCO) e o Segundo Mercado (SME), visando ser um mercado dinamizador do crescimento da Bolsa em virtude da natureza e características do empresariado moçambicano.
No Terceiro Mercado, as empresas têm um período de 2 anos para prepararem a sua entrada no Mercado de Cotações Oficiais ou no Segundo Mercado, contando para o efeito com o apoio da BVM, do Instituto de Gestão de Participações do Estado (IGEPE), do Instituto para a Promoção de Pequenas e Médias Empresas (IPEME), da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), da Ordem dos Contabilistas e Auditores de Moçambique (OCAM) e do Instituto Superior de Contabilidade e Auditoria de Moçambique (ISCAM).
Com a admissão da 2Business na Bolsa, passam a ser 11 empresas cotadas na BVM, sendo oito no COM e uma no Segunda Mercado e duas no Terceiro Mercado.